sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Considerações
Este blog traz um pouco de conhecimento sobre a aplicação da arquitetura bioclimàtica, conduzindo a uma reflexão ao futuro, ao abordar conceitos, vantagens, normas e recursos para a prática desta arquitetura, que visa o melhor uso dos recursos naturais e eficiência energética, enfatizando a sustentabilidade que hoje é primordial para o nosso futuro.
A intenção deste trabalho é divulgar este tema incentivando a prática desta arquitetura, mostrando como praticar e projetar conscientemente de maneira eficiente utilizando dos recursos observados ao longo do blog.
Quem sabe este estudo possa contribuir para inibir o preconceito que as pessoas tem em prática lá, pois este blog informa que não há desvantagens e problemas em sua prática, isso pode ser um incentivo a mudar a cultura de projetar edificações de melhor qualidade de vida e aumentando a vida útil dos edifícios.
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
JARDINS DE MICROCLIMA
Foto com jardins de micro clima |
CULTURA E CONSCIENTIZAÇÃO
ECONOMIA DE ENERGIA
Pode ser utilizado o uso do cobogó que permite uma iluminação e ventilação natural, proporcionando uma eficiência energética.
Fotos de cogobó
Para redução do consumo de energia, otimização da iluminação natural e melhoria do conforto termo-acústico foram especificados os seguintes materiais e tecnologias: Vidro Autolimpante Vidros com película Iluminação com LEDs Telhado verde; Vidro Autolimpante;Película de Proteção Solar 3M;Telhas e Placas Ecotop;Luminária de LED;Aquecimento Solar;Eletrodomésticos eficientes – Selo Procel A.
AR CONDICIONADO
O aquecimento artificial é aconselhado só para temperaturas abaixo de 10 ºC.
A cobertura é uma das técnicas para tentar melhorar o conforto térmico, colocando telhas brancas, que são de baixo custo e as telhas metálicas industriais são horríveis pelo fato do metal ser de alta condutividade térmica.
Os isolantes térmicos dependem do clima da região e como será colocado, em climas de alta inércia térmica é benéfica, como por exemplo, um clima quente úmido pode ser usado forros leve como madeira e PVC, pois a inércia não é muito importante.
O condicionamento do ar, o conforto térmico envolve parâmetros ambientais - temperatura do ar, umidade, velocidade e temperatura radiante média do ambiente – e, também, a roupa da pessoa e seu metabolismo.
Fachadas cortinas parte da decisão prévia por um edifício de baixa inércia térmica.
PRÁTICA DA ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA
RELAÇÃO DE VEGETAÇÃO COM A BIOCLIMÁTICA
CONFORTO DE ILUMINAÇÃO
Os fatores que influenciam são:
- características do individuo (físicas e idade)
- tarefas a serem executadas no ambiente, como um projeto adequado
- iluminação adequada
- direcionamento correto de luz correto
TELHADO VERDE
Diferentes respostas para cada clima
terça-feira, 24 de novembro de 2015
AQUECIMENTO SOLAR PASSIVO
FIGURA 13 Ilustrado por Dutra (2004) |
FIGURA 14 Ilustrado por Dutra (2004) |
RESFRIAMENTO EVAPORATIVO E UMIDIFICAÇÃO
FIGURA 11 Ilustrado por Dutra (2004) |
Ventilação Cruzada
FIGURA 9 Ilustrado por Dutra (2004) |
FIGURA 10 Ilustrado por Dutra (2004) |
Influência da implantação e da orientação na ventilação natural
FIGURA 4 Ilustrado por Dutra (2004) |
FIGURA 5 Ilustrado por Dutra (2004) |
FIGURA 6 Ilustrado por Dutra (2004) |
FIGURA 7 Ilustrado por Dutra (2004) |
FIGURA 8 Ilustrado por Dutra (2004) |
Áreas Útil de Ventilação
Figura 3 - Ilustrado por Dutra (2004)
Fonte: Livo Eficiência Energética (2004)
DEFINIÇÕES DOS ELEMENTOS BIOCLIMÁTICOS A SEREM EMPREGADOS
VENTILAÇÃO
FIGURA 2 - Ilustrado por Dutra (2004) |
ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO BRASILEIRO
FIGURA 1 - Fonte NBR 15220 - Parte 3 |
O QUE É?
Em locais muito frios, por exemplo, pode-se optar pelo isolamento das fachadas e cobertura, pelo uso de vidros transparentes que recebem radiação solar e possibilita o aquecimento natural do ambiente.
Em locais mais quentes opta-se pelo contrário adotando-se coberturas com ventilação, marquises e brizes que impeçam a entrada do sol, aberturas que proporcionam boa ventilação, são soluções para climas quentes adotados na bioclimática.
Existe 4 princípios básicos na Arquitetura Bioclimática:
A criação de espaços em ambientes saudáveis para moradores e usuários.
Eficiência energética e consideração do ciclo de vida da estrutura edificada.
Minimização e desperdícios.
Uso de fontes renováveis de energia e materiais que não agridem o meio ambiente.
Por: Mariana Vargas
INTRODUÇÃO
Um conhecimento tão recente, mas tão questionado na atualidade. Muito mais que projetos de status momentâneos, são arquiteturas a serem praticadas para o futuro, visto que os recursos do nosso planeta tendem a se esgotar se não usarmos com consciência. Além de notarmos o impacto negativo de todo o consumo desordenado, seja de energia, de matérias primas ou recursos naturais, que não conseguem responder com a mesma velocidade ao crescimento e utilização da humanidade e se tornam cada vez mais escassos e sofrem alterações drásticas que atingem negativamente também ao ser humano.