segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CULTURA E CONSCIENTIZAÇÃO

A arquitetura depende muito da cultura da população, que podem utilizar de varias maneiras de construção. Tem arquitetura de boa qualidade, que é pensada desde o projeto até a construção com total responsabilidade de conforto e eficiência energética.
A arquitetura bioclimatica tem que ser mais conscientizada para arquitetos e as pessoas, para começar haver melhoria na construção de quem está fazendo e quem está procurando pelo serviço. Utiliza recursos naturais, valoriza origens culturais e regionalismo e busca auto-suficiência.
Buscamos qualidade de vida dentro da nossa moradia e a arquitetura bioclimatica trás o conforto térmico, acústico ou luminico que precisamos, utilizando de recursos naturais.
Infelizmente, muitas dessas tecnologias solucionam os desafios do conforto com produtos de alto impacto ambiental, elevado custo energético e financeiro, ou até mesmo, com produtos e técnicas insalubres. Mas hoje, diante de um novo cenário socioambiental, é urgente que soluções diferentes sejam encontradas. Este novo contexto fez com que muitos profissionais, de diferentes segmentos, encontrassem as soluções em técnicas ancestrais, ou ainda, em tecnologias simples e criativas. A arquitetura bioclimática é uma delas.
A arquitetura bioclimática é inspirada na natureza e com ela pretende trabalhar em conjunto, favorecendo o bem-estar do ser humano. Vale a pena lembrar que o maior desafio para a democratização e avanço desta área (arquitetura sustentável) é cultural e organizacional, associado à consciência ambiental da sociedade. Muitas tecnologias sustentáveis já atingiram maturidade e são economicamente viáveis, esteticamente belas e qualidade comprovada.
Por: Letícia Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário